1- Ouça seus clientes
Você não precisa de uma empresa de pesquisa de mercado para entender como seus clientes comparam o seu produto com o do concorrente. Reserve um tempo para perguntar ao seu cliente e escute-o de verdade (ao invés de empurrar a venda).
2- Conheça seus competidores
Uma pergunta boa para os seus clientes (mas não tão fácil assim de se fazer) é “Se você não estivesse comprando de mim, de quem você compraria?”. Descubra o quê seus concorrentes têm de diferente e como seus clientes valorizam isso. Prepare-se, você vai ouvir muitas coisas inesperadas.
3- Seja honesto na sua auto-avaliação
Honestidade brutal – é muito difícil. Frequentemente vejo empresários supervalorizando alguns aspectos positivos próprios e ignorando as vantagens dos concorrentes. Ou seja, não confunda um aspecto de sorte que você possa ter tido, com um atributo que seu concorrente tem (e que o cliente está disposto a pagar a mais).
4-
Reconheça as diferenças entre clientes
Alguns valorizam uma loja de bicicletas no bairro, outros não se
incomodam de comprar uma no Walmart. O quanto e o quê você cobra é uma questão
do cliente que você quer atrair e, consequentemente, de quem concorre com você
por esse cliente.
A ação ideal é definir seus preços de acordo com um grupo específico de clientes, e não em relação a todas as possibilidades de cliente.
A ação ideal é definir seus preços de acordo com um grupo específico de clientes, e não em relação a todas as possibilidades de cliente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário