6 de março de 2012

Qualidade versus Preço




Hoje no mundo dos negócios, qualidade e preço são pontos muito importantes na comercialização de produtos. Qualidade é condição básica para qualquer produto. Não se pode mais separar o preço e a qualidade.

Mas o que é qualidade? Como é vista pelo lojista? Como é vista pelo fabricante?
Em primeiro lugar devemos deixar claro que a qualidade do produto não acaba no produto em si. É muito mais que isso.
Se você compra um produto, com certeza vai olhar as características básicas do que comprou. Vai pegar o produto, olhar como ele é , o que ele pode fazer, como ele está embalado, qual o tipo e o modelo de embalagem. Em resumo, vai olhar as características.
Mas qualidade não acaba aí.
O jeito que o vendedor te trata, como ele fecha a venda e por último como ele te entrega o produto. Porque além da qualidade do que você comprou,  você quer comodidade, isto é  você quer comprar chegar na sua loja e comercializar o produto sem dificuldades.
Mas tem mais.
Depois que você comprou o produto, você ficará muito feliz se a empresa ligar para você e perguntar se esta tudo bem, se o produto te agradou, se está satisfeito. E se no dia do seu aniversário te mandarem um e-mail ou te ligarem, qual será a sua avaliação sobre a qualidade do produto?
Tudo isso é muito bom.
  
            Mas e se o seu produto der problema?
É aí que você vai ver se realmente o produto tem qualidade. Se a empresa resolver o seu problema de alguma forma, você dirá que produto maravilhoso, que qualidade. Vou indicar para meus amigos.

            E o que isso tem a ver com preço?
É muito simples: todas as ações que a empresa faz para garantir que o cliente vai ter a máxima qualidade, que o cliente ficará tranqüilo  durante e após a compra tem custo, e isso já esta embutido no preço de compra. A empresa não vai cobrar mais nada para te deixar feliz e satisfeito.
No entanto se para o cliente não vale a pena ter a ótima qualidade, segurança, comodidade e satisfação e ainda acha melhor comprar aquele produtinho que é bem mais barato, que Deus o ajude.
Dificilmente um produto muito barato vai fazer tudo isso por você.
Pense bem antes de dizer que um produto é caro, porque qualidade tem preço.

Por: Dr. Marcos Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário